CPFL | 100 Anos Gerando História
Projeto Memória Viva
Home -  Nossa gente -  Astrogilda Alves dos Santos Machado
acesso rápido:

Astrogilda Alves dos Santos Machado

Astrogilda Alves dos Santos Machado

Veja em: 256 Kbps

“A CPFL para mim foi tudo, foi a minha vida, foi o meu ideal.”

Paulista de Itapuí, Astrogilda Alves dos Santos Machado é formada em Administração de Empresas, Pedagogia e Biblioteconomia e mestra em Administração. Ingressou na Companhia Paulista de Força e Luz em 1951, aos 31 anos, trabalhando como praticante escriturária, sendo uma das responsáveis pela folha de pagamento.

Naquela época, as mulheres trabalhavam principalmente como datilógrafas e secretárias. Astrogilda seguiu um caminho diferente, sendo promovida à escriturária. Buscando sempre novos conhecimentos, tempos depois foi escolhida para chefiar a recém-criada Divisão de Administração de Pessoal. Dali, chegou à chefia do Departamento de Pessoal, um alto cargo que raramente era ocupado por mulheres. Apesar dessa ascensão, a igualdade ainda não era total;

"Eu era a única mulher chefe de departamento. Na minha superintendência nós éramos em quatro chefes, eu é que ganhava menos, porque eu era mulher."

No comando do Departamento de Pessoal, Astrogilda implantou medidas modernizadoras, como a aplicação de testes psicotécnicos nas admissões e, principalmente, a avaliação de desempenho, e de cargos e salários, que procurava eliminar os favorecimentos pessoais nas promoções e aumentos de salário.

Astrogilda se aposentou no cargo de chefe do Departamento de Pessoal em 1981, depois de quase 31 anos de trabalho na CPFL.