CPFL | 100 Anos Gerando História
Projeto Memória Viva
Home -  Nossa gente -  Hugo Macedo Corrêa
acesso rápido:

Hugo Macedo Corrêa

Hugo Macedo Corrêa

Veja em: 256 Kbps

Engenheiro com habilidades em mediar conflitos

Formado em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais, Hugo Macedo Corrêa começou sua carreira na Copel, empresa paranaense de energia, onde ficou por quatro anos; depois foi para a Cesp, onde permaneceu por dez anos; e finalmente foi transferido para a CPFL, onde trabalhou por treze anos. Na CPFL, chegou a postos de comando, como o de superintendente da regional de São José do Rio Preto, mas passou muito tempo trabalhando em Campinas.

Sua história é bem interessante, porque ele fez o caminho inverso: foi da Cesp para a CPFL em 1978, quando o governador do estado de São Paulo era Paulo Egydio Martins, que comandava a Cesp e a CPFL, e tinha como projeto unir as duas companhias. "Não deu certo. Esse sonho do governador fracassou, porque as duas empresas são como água e vinho - as diferenças de cultura são enormes", conta Hugo.

Profissional com grande habilidade em gestão de pessoas, Hugo ficou conhecido como o cara especializado em resolver conflitos. Quando a CPFL tinha como presidente o professor Rogério Cerqueira Leite, na época da redemocratização do país, Hugo foi chamado para ser um dos representantes da empresa. "Nesse período, havia o Conselho Regional de Empregados e grande interferência do sindicato, tudo permitido pela presidência da companhia e pelo governador do estado, Franco Montoro, que queriam instalar na CPFL a democracia, dando voz e voto aos funcionários", lembra Hugo.