CPFL | 100 Anos Gerando História
Projeto Memória Viva
Home -  Nossa gente -  Jacques Marcovitch
acesso rápido:

Jacques Marcovitch

Jacques Marcovitch

Veja em: 256 Kbps

“A CPFL é uma empresa que vive o presente preparando o futuro.”

Nascido na cidade egípcia de Alexandria, Jacques Marcovitch imigrou muito jovem para o Brasil, onde se formou em administração de empresas.

Marcovitch teve uma bem-sucedida carreira acadêmica, tornando-se professor da Universidade de São Paulo e chegando ao cargo de reitor dessa universidade entre 1997 e 2001.

Ligado aos movimentos sociais que, em 1982, estavam envolvidos na eleição de Franco Montoro para o governo do estado de São Paulo, foi convidado para presidir a Companhia Energética de São Paulo, Cesp, entre 1986 e 1987, época em que essa estatal estadual controlava a CPFL.

Do período em que esteve à frente do setor elétrico paulista, Marcovitch guarda muitas recordações da CPFL."Presidi a Companhia Paulista de Força e Luz, que me marcou por já preparar o futuro na década dos 80. As preocupações com eficiência energética e sustentabilidade já se faziam sentir."

Marcovitch acredita que, em um período em que o setor elétrico brasileiro procurava se modernizar, a CPFL servia de modelo para o país. "A CPFL, que já naquela época era uma empresa mais bem-estruturada, mais bem-organizada, com um corpo técnico altamente qualificado, sempre servia de referência, não só para as outras empresas paulistas, mas para todas as empresas brasileiras, que viam na CPFL um exemplo de desempenho operacional."