CPFL | 100 Anos Gerando História
Projeto Memória Viva
Home -  Nossa gente -  José Ferreira Abdal Neto
acesso rápido:

José Ferreira Abdal Neto

José Ferreira Abdal Neto

Veja em: 256 Kbps

“Para mim, a CPFL é uma realização profissional.”

Paulista de São João da Boa Vista, José Ferreira Abdal Neto, mais conhecido como Juca, formou-se em engenharia civil e atuou em vários setores como engenheiro, tendo depois uma experiência como empresário no setor comercial.

Em 1991 voltou à área técnica e ingressou em uma empreiteira que prestava serviços à CPFL, fazendo manutenção na área da construção civil. Em 1993 passou a fazer parte do quadro da CPFL.

Juca percebeu na privatização a oportunidade de reativar o setor de geração da CPFL, que havia sido absorvido pela Companhia Energética de São Paulo, Cesp, nos anos 1970. Ele e sua equipe elaboraram então um plano de investimentos em geração, que foi aprovado e implementado pelos acionistas privados.

"Numa conta rápida, a gente investiu mais de um milhão e meio de reais por dia nos últimos dez anos. É uma coisa fantástica."

As pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) da CPFL, muitas delas pioneiras da geração paulista, foram reformadas e reativadas, ao mesmo tempo que a CPFL incorporava novas usinas, como a grande usina da Serra da Mesa, instalada no rio Tocantins, no estado de Goiás, da qual a CPFL detém, desde 2011, a maior parte das ações.

Juca foi por algum tempo diretor de operações em Serra da Mesa e chegou a diretor de operações da CPFL Geração.