CPFL | 100 Anos Gerando História
Projeto Memória Viva
Home -  Nossa gente -  Josué dos Santos
acesso rápido:

Josué dos Santos

Josué dos Santos

Veja em: 256 Kbps

“Ser líder exige confiar nos subordinados.”

Aos 15 anos, Josué dos Santos entrou na CPFL como aprendiz de ofício e foi efetivado na companhia, onde fez carreira. Começou como leiturista e entregador de contas de luz, função em que permaneceu por dois anos. Depois foi promovido a eletricista e desempenhou várias funções até ser promovido a técnico-líder, seu atual cargo, cuja tarefa é comandar a equipe de frente de eletricistas que atuam na manutenção e no atendimento emergencial.

Umas das maiores dificuldades enfrentadas pelo técnico-líder foi ter de confiar nos funcionários, que ele mal conhecia. "Eu tinha acabado de ser promovido, só tinha dois meses na minha atual função. Sabia que, como eletricista, estava bem-preparado, mas era novato demais no cargo de comando. E ser líder exige confiar nos subordinados (os eletricistas) para resolver problemas de fornecimento de energia num evento de grande porte, como esses que comumente enfrentamos", afirma.

De acordo com Josué, esses episódios que exigem intensa sinergia das pessoas têm um lado positivo: "Servem para os líderes se aproximarem da equipe. Afinal, o desafio maior não é um temporal em si, mas corresponder às expectativas da equipe, porque os liderados esperam as diretrizes do líder", finaliza.