CPFL | 100 Anos Gerando História
Projeto Memória Viva
Home -  Nossa gente -  Liliane da Silva Sato
acesso rápido:

Liliane da Silva Sato

Liliane da Silva Sato

Veja em: 256 Kbps

Ela é a primeira mulher na função de engenheiro-líder da distribuição em toda a CPFL

O trabalho de Liliane da Silva Sato é coordenar a equipe que faz o atendimento emergencial no campo, tanto na zona urbana quanto na zona rural. Engenheira eletricista de formação, ela sempre atuou na profissão, mesmo em outras companhias pelas quais passou: supervisionava obras, geria contratos etc. "Era meu sonho trabalhar numa concessionária de energia. Fui chamada por uma consultoria de empregos, sem saber de qual empresa se tratava", conta.

Sonho realizado, ela é a primeira - e por enquanto a única - mulher na função de engenheiro-líder. "No início foi um desafio muito grande para mim e para os funcionários - todos homens. Eles não estavam habituados a ter uma mulher no comando", diz.

De acordo com Liliana, as mulheres têm uma maneira diferente de lidar com as coisas. "Aos poucos, fui conquistando os funcionários, porque eles não me conheciam. Às vezes, quando acho que estou agradando, descubro que nunca é cem por cento e me surpreendo com a insatisfação que alguém possa ter. Mas isso acontece não por eu ser mulher, mas porque às vezes tenho que ser severa." Agora, a fase da cisma já foi superada.