CPFL | 100 Anos Gerando História
Projeto Memória Viva
Home -  Nossa gente -  Mauro Gonçalves de Freitas Jr.
acesso rápido:

Mauro Gonçalves de Freitas Jr.

Mauro Gonçalves de Freitas Jr.

Veja em: 256 Kbps

Ele mostrou aos jovens a importância do trabalho e seu significado.

De origem muito humilde, Mauro Gonçalves de Freitas Jr. começou trabalhando na feira aos 10 anos de idade. Aos 11 era entregador de marmita e aos 14 era aprendiz na Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA), porque o pai era ferroviário. Ao fazer o ensino médio, optou pelo curso técnico de eletrotécnica. Nesse período chegou a ser projetista de cinema. Por tudo isso, pode-se ver que ele tem uma história de vida rica.

O primeiro trabalho de Mauro como eletricista foi na CPFL. Na época o governador era Franco Montoro, que instituiu o concurso público em vez de apadrinhamentos para ingressar na companhia. Mauro passou em terceiro lugar (eram 2.000 candidatos para duzentas vagas). Foi contratado para trabalhar na linha de transmissão. Sua atividade era intensa: tinha de enfrentar matagais, entrar em brejos e subir em postes.

Mas sua formação escolar e seu gosto por gente o levaram a dar cursos de treinamento. Em Bauru, ele foi convidado a montar um curso técnico para jovens iniciantes, que durou de 1985 a 1988. Mauro fazia questão de mostrar a esse pessoal a importância do trabalho e seu significado. Chegou a montar kits de aprendizagem para um curso experimental. Foi também monitor do programa Força Humana, que usava análise transacional para treinar pessoas.