CPFL | 100 Anos Gerando História
Projeto Memória Viva
Home -  Nossa gente -  Renato de Oliveira Diniz
acesso rápido:

Renato de Oliveira Diniz

Renato de Oliveira Diniz

Veja em: 256 Kbps

“A CPFL é o melhor momento da minha vida profissional.”

O paulistano Renato de Oliveira Diniz é formado em história. Muito ligado desde a infância às questões da eletricidade, considerou durante algum tempo atuar nessa área como técnico, mas percebeu que sua vocação era estudar os processos que formaram o setor elétrico no Brasil e em São Paulo em particular. Tornou-se, assim, um dos especialistas brasileiros da história da eletricidade, encaminhando seu doutoramento para essas questões.

Atuou no antigo departamento de patrimônio histórico da Eletropaulo, herdeiro do arquivo permanente da Light paulista. Com a privatização da Eletropaulo, o departamento de patrimônio histórico da empresa foi transformado na Fundação Energia e Saneamento, onde Renato ocupou o cargo de diretor técnico.

Em 2004, passou a coordenar o centro de documentação e memória da Camargo Correa S.A., empresa que atualmente controla a CPFL Energia. Em 2011, foi chamado para coordenar as atividades de comemoração do centenário da CPFL. Nessa função, Renato se impressionou com o espírito de grupo dos profissionais que integram a CPFL.

"Uma coisa que eu vejo [...] é um sentimento de: 'Eu faço parte deste grupo'. Isso é muito forte. [As pessoas] se sentem responsáveis pela parte do trabalho que realizam aqui dentro."