CPFL | 100 Anos Gerando História
Projeto Memória Viva
Home -  Nossa gente -  Rogério Cezar de Cerqueira Leite
acesso rápido:

Rogério Cezar de Cerqueira Leite

Rogério Cezar de Cerqueira Leite

Veja em: 256 Kbps

“Uma empresa saudável por causa das suas origens. Porque, afinal de contas, são cem anos de atividade.”

Paulista de Santo Anastácio, Rogério Cezar de Cerqueira Leite é físico, com uma bem-sucedida carreira acadêmica internacional. Foi professor no Instituto Tecnológico da Aeronáutica, ITA, e na Unicamp, onde é professor emérito, sendo responsável pela criação do curso de física.

Cerqueira Leite envolveu-se desde cedo em questões políticas, entre elas as discussões sobre o modelo energético brasileiro. Tornou-se amigo de José Roberto Magalhães Teixeira, político que fazia oposição à ditadura militar e em 1982 elegeu-se prefeito de Campinas, ao mesmo tempo que André Franco Montoro era eleito governador do estado de São Paulo. Encorajado por Magalhães Teixeira, Cerqueira Leite aceitou a função de vice-presidente executivo da CPFL, então uma estatal estadual, cargo que ocupou de 1983 a 1986.

A CPFL vinha de um período de forte ingerência política, e cabia a Cerqueira Leite reintroduzir o foco em sua função principal, que era abastecer os consumidores de energia elétrica com a máxima eficiência.

Comandando a CPFL, Cerqueira Leite trouxe grandes inovações, como pesquisas na produção de energia a partir de biomassa, área em que a companhia foi pioneira no Brasil. Foram também adotados concursos públicos para contratações, algo inexistente nas demais empresas públicas paulistas do setor.

Acompanhando a trajetória da companhia desde sua passagem pela vice-presidência, vê o futuro com otimismo. "Acho que a CPFL está andando na direção correta. Não teria nada a mudar de importante."