CPFL | 100 Anos Gerando História
Projeto Memória Viva
Home -  Nossa gente -  Willian César Lousado Sodré
acesso rápido:

Willian César Lousado Sodré

Willian César Lousado Sodré

Veja em: 256 Kbps

“O aparato da política partidária se apropriava da coisa pública.”

Willian Sodré conhece bem a história da CPFL e a história do Brasil. Ingressou na companhia quando sua sede ainda era em São Paulo e se mudou com ela para Campinas, onde continuou trabalhando até seis meses antes da privatização.

Willian conta que a CPFL sempre teve um clima muito democrático, embora o setor elétrico tenha se consolidado no Brasil no período ditatorial. Ele foi membro do sindicato da categoria, que, junto com os representantes dos trabalhadores, conseguiu, no governo de Franco Montoro, que dez pontos relevantes para os funcionários da companhia fossem implantados naquela gestão. Outra conquista de que participou foi a participação dos funcionários nos processos internos da CPFL.

Contrário à privatização, Willian acredita que "no período estatal a empresa tinha políticas civilizadas voltadas aos clientes. Mas, infelizmente, o aparato da política partidária se apropriava da coisa pública". Mesmo com posição favorável ao período estatal, Willian reconhece que a privatização trouxe ferramentas de administração modernas e que um departamento de relações públicas substituiu a herança getulista e começou a trabalhar com a qualificação dos funcionários.