CPFL | 100 Anos Gerando História
Projeto Memória Viva
Home -  Nossa gente -  Wilson Ferreira Jr.
acesso rápido:

Wilson Ferreira Jr.

Wilson Ferreira Jr.

“A CPFL marca a minha maior alegria profissional.”

O paulistano Wilson Ferreira Jr. é formado em engenharia elétrica e administração de empresas. Ingressou no setor elétrico em 1986, na Companhia Energética de São Paulo, Cesp, estatal controlada pelo governo estadual. Na Cesp, Wilson chegou ao cargo de diretor de distribuição. Nesse período, mantinha intenso contato com a CPFL, então uma empresa estatal coligada à Cesp.

Em 1998 transferiu-se para a iniciativa privada: foi presidir a Rio Grande Energia, RGE, empresa gaúcha de energia elétrica privatizada em 1997 e controlada pelo consórcio VBC.

No ano 2000, Wilson foi convidado a assumir a presidência da CPFL, empresa também privatizada em 1997 e igualmente controlada pelo consórcio VBC.

No comando da CPFL, Wilson teve como primeira missão encerrar a fase de reestruturação ditada pela privatização e traçar as diretrizes que determinariam o futuro da empresa, incluindo a expansão das atividades. Terminada essa fase, passou a comandar a consolidação e a expansão da empresa, criando a holding CPFL Energia, que incorporou novas empresas, como a própria RGE, e passou a investir em inovação, fundamentada no conceito da sustentabilidade.

Os investimentos em geração foram retomados: criou-se uma das primeiras empresas brasileiras de comercialização de energia no mercado livre, estruturado no país a partir do ano 2000, e estruturou-se um setor de energias renováveis, que culminou em 2011 na criação da CPFL Renováveis, a maior empresa do setor na América Latina.

Wilson Ferreira Jr. acredita em um futuro brilhante para a CPFL, graças à capacidade que a empresa possui de inovar e estimular seus colaboradores a melhorar continuamente.

"Uma empresa dinâmica, completamente diversa, muito mais sintonizada com esses novos tempos, o que torna assim o papel da CPFL e, de novo, reforça esse tema do pioneirismo e da determinação, da garra das pessoas no sentido de ir atrás de coisas em que acreditam."