CPFL | 100 Anos Gerando História
Projeto Memória Viva
Home -  Nossa história

O pioneirismo dos empreendedores paulistas

1912 - 1927

A Companhia Paulista de Força e Luz nasce da fusão de três pequenas empresas municipais de eletricidade no interior paulista.

Pioneirismo empreendedor marca os primeiros anos da trajetória da CPFL.

A utilização comercial da energia elétrica traz grandes possibilidades de mudança nos padrões tecnológicos e nos hábitos de consumo, nas ruas, nas residências, nos serviços e na indústria.

 

A expansão no tempo dos americanos

1927 - 1964

O controle acionário da CPFL passa para as mãos da American & Foreign Power Company (Amforp), subsidiária da Electric Bond & Share.

Os primeiros anos são marcados pelo apetite incorporador da Amforp. A gestão americana se destaca também pela homogeneização da estrutura administrativa e técnica das unidades.

A inauguração da usina hidrelétrica de Peixoto é marca da ousadia do período norte-americano.

 

Nacionalização e Modernização sob o Estado

1964 - 1997

Em 1964, a CPFL volta a pertencer ao capital nacional, agora patrimônio da União, através da Eletrobras.

Em 1975, o controle acionário da já chamada CPFL Paulista é transferido para a Companhia Energética de São Paulo (Cesp), do governo estadual.

Novo modelo se desenha a partir de 1995 com o Programa de Reestruturação do Setor Elétrico Paulista.

 

 

Os novos empreendedores nacionais

1997 - hoje

Em 1997, o controle acionário da CPFL é adquirido pelo consórcio VBC. Tem início uma nova fase da empresa, marcada pela expansão dos negócios.

Hoje, a holding  CPFL Energia - formada por 36 empresas que atuam na geração, distribuição e comercialização de energia - é o maior grupo de capital privado nacional do setor.