CPFL | 100 Anos Gerando História
Projeto Memória Viva
Home -  Nossas origens -  Cia. Força e Luz de Jaboticabal
Voltar

Cia. Força e Luz de Jaboticabal - Jaboticabal - SP - Empresa FUNDADA EM 1909

Em setembro de 1909 um grupo de empreendedores, entre eles Armando de Salles Oliveira, Silverio Ignarra Sobrinho e Carlos A. Heiland criaram a Heiland & Cia., empresa voltada à geração hidrelétrica e fornecimento de força e luz ao município paulista de Jaboticabal.

Dois dos sócios da Heiland & Cia. figuram entre os pioneiros do setor elétrico no estado de São Paulo.

Um deles, Armando de Salles Oliveira, engenheiro civil, jornalista e político, especializou-se em projetos de usinas hidrelétricas e ligou-se à empresa de Jaboticabal ao projetar a usina do Córrego Rico, no ribeirão do mesmo nome.

A partir de Jaboticabal - e junto com seu sogro, o jornalista Júlio de Mesquita -, deu início ao conglomerado de empresas de energia elétrica que nos anos seguintes iria atuar em municípios paulistas como São José do Rio Preto, São Simão, Cajuru, Barretos, Ibirá e Potirendaba.

O outro pioneiro era Silvério Ignarra Sobrinho, que no início do século 20 controlou ou participou da administração de empresas de eletricidade em várias cidades do interior, como Piracicaba, Limeira, Franca, Batatais, Bebedouro, São Carlos e Descalvado.

Em maio de 1910, os sócios da Heiland & Cia criaram a Companhia Força e Luz de Jaboticabal, que passou a explorar o serviço de energia elétrica em Jaboticabal e no vizinho município de Pitangueiras.

Em janeiro de 1928, a Companhia Força e Luz de Jaboticabal, juntamente com as demais empresas pertencentes à sociedade liderada por Júlio de Mesquita e Armando de Salles Oliveira, foi comprada pela multinacional estadunidense Amforp (American & Foreing Power), que desde 1927 vinha adquirindo empresas no interior de São Paulo, entre elas a CPFL.

Em 1947, a Companhia Força e Luz de Jaboticabal, por decisão da controladora Amforp, foi incorporada à CPFL.