CPFL | 100 Anos Gerando História
Projeto Memória Viva
Home -  Nossas origens -  Cia. Luz e Força de Mococa
Voltar

Cia. Luz e Força de Mococa - Mococa - SP - Empresa FUNDADA EM 1905

A concessão para o serviço de geração e distribuição de energia elétrica no município paulista de Mococa foi expedida em 1903 para a Souza, Barretto & Cia., que em 1905 constituiu a Companhia Luz e Força de Mococa, em sociedade com empreendedores locais.

A Luz e Força construiu então a usina de Pedra Branca, de 500 kW, no rio Canoas, já em território do estado de Minas Gerais, e inaugurou a iluminação elétrica em Mococa em novembro de 1905.

Nas décadas seguintes a empresa permaneceu nas mãos de particulares, ampliando sempre sua capacidade geradora.

Expandindo sua atuação para fora das fronteiras paulistas, em 1953 a Luz e Força comprou a concessão e equipamentos do serviço de eletricidade no vizinho município de Arceburgo, no estado de Minas Gerais. Em 1967 foram compradas as concessões e demais equipamentos nos municípios mineiros de Itamoji e Monte Santo de Minas.

Em 1997, a Companhia Luz e Força de Mococa foi vendida à Companhia Paulista de Energia Elétrica (CPEE), um tradicional conglomerado de empresas de eletricidade formado em 1912 sob a liderança do coronel Vicente Dias Jr, concessionário no município de São José do Rio Pardo.

Em 1999, a Cia. Paulista de Energia Elétrica e suas afiliadas no interior de São Paulo e Minas Gerais foram compradas pelo grupo estadunidense CMS Energy Brasil.

Em 2007, a CPFL comprou da CMS Energy Brasil o conjunto de empresas pertencentes à antiga CPEE, que passaram a integrar a holding CPFL Energia.

A operação da antiga Companhia Luz e Força de Mococa, que atendia os municípios de Mococa, Arceburgo, Itamoji e Monte Santo de Minas, tornou-se a CPFL Mococa.