CPFL | 100 Anos Gerando História
Projeto Memória Viva
Home -  Nossas origens -  Cia. Melhoramentos de Batatais
Voltar

Cia. Melhoramentos de Batatais - Batatais - SP - Empresa FUNDADA EM 1904

Em agosto de 1904 a Câmara Municipal de Batatais concedia à Ignarra Sobrinho & Companhia a concessão para a exploração do serviço de geração e distribuição de energia elétrica na cidade.

Essa empresa pertencia a um dos empreendedores pioneiros do interior paulista, Silvério Ignarra Sobrinho, que controlou ou participou da administração de empresas de eletricidade em várias cidades do interior, como Piracicaba, Limeira, Franca, Jaboticabal, Bebedouro, São Carlos e Descalvado.

Em setembro de 1904, Ignarra fundou a Companhia Paulista de Eletricidade, da qual a empresa de Batatais passou a fazer parte.

Porém, em fevereiro de 1907 a Câmara Municipal de Batatais resolveu retomar a concessão, comprou os equipamentos pertencentes à Companhia Paulista e, até 1912, explorou ela mesma o serviço de energia elétrica na cidade.

Em outubro de 1912 a concessão foi novamente passada a particulares, agora os empreendedores Olavo Egydio de Souza Aranha e João Duarte Jr., que organizaram a Companhia Melhoramentos de Batatais.

Em fevereiro de 1924, a empresa de Batatais foi arrendada pela Companhia Francana de Eletricidade, da vizinha cidade de Franca.

Em janeiro de 1929, Companhia Melhoramentos de Batatais, juntamente com a Companhia Francana de Eletricidade, foi vendida à multinacional estadunidense Amforp (American & Foreing Power), que desde 1927 vinha adquirindo empresas no interior de São Paulo, entre elas a CPFL.

Em 1947, a Companhia Melhoramentos de Batatais, por decisão da controladora Amforp, foi incorporada à CPFL.