CPFL | 100 Anos Gerando História
Projeto Memória Viva
Home -  Nossas origens -  Cia. Mogiana de Luz e Força
Voltar

Cia. Mogiana de Luz e Força - Espírito Santo do Pinhal - SP - Empresa FUNDADA EM 1920

A origem dessa empresa geradora e distribuidora de energia elétrica é a Companhia Luz Eletrica e Telefônica Pinhalense, fundada em novembro de 1896 na cidade paulista de Espírito Santo do Pinhal, onde o serviço de iluminação pública - um dos primeiros do país - foi inaugurado em 1898.

Mais tarde, a companhia mudou seu nome para Empresa Pinhalense de Eletricidade.

Em 1920 a Empresa Pinhalense foi comprada pela The Southern Brazil Electric Co., de propriedade de Albert Jackson Byington.

Empreendedor estadunidense radicado no Brasil, Byington é um dos personagens que, no início do século 20, procuraram introduzir a eletricidade no interior paulista. Vendendo equipamentos e criando ou assumindo o controle de empresas locais, Byington atuou em cidades como Sorocaba, Campinas, Piracicaba, Itatiba, Amparo e Serra Negra.

Ao tomar posse da Pinhalense, Byington mudou seu nome para Companhia Mogiana de Luz e Força e integrou a ela a Empresa Elétrica de Itapira, que explorava o serviço de energia elétrica no vizinho município de Itapira desde 1905 e havia sido comprada pela Southern em 1917.

Dessa maneira, a Companhia Mogiana passou a atender aos municípios de Espírito Santo do Pinhal e Itapira.

Em 1929, a Companhia Mogiana de Luz e Força, juntamente com as demais empresas pertencentes a Byington, foi vendida à multinacional estadunidense Amforp (American & Foreing Power), que desde 1927 vinha adquirindo empresas no interior de São Paulo, entre elas a CPFL.

Em 1950, a Companhia Mogiana de Luz e Força, por decisão da controladora Amforp, foi incorporada à CPFL.