CPFL | 100 Anos Gerando História
Projeto Memória Viva
Home -  Nossas origens -  Cia. Paulista de Eletricidade
Voltar

Cia. Paulista de Eletricidade - São Carlos - SP - Empresa FUNDADA EM 1904

A Companhia Paulista de Eletricidade foi fundada em setembro de 1904 pelo empresário Silvério Ignarra Sobrinho.

Ignarra foi um dos pioneiros da eletricidade do interior paulista, controlando ou participando de empresas em cidades como Limeira, Piracicaba, Franca, Batatais, Bebedouro e Jaboticabal.

Inicialmente, a Companhia Paulista de Eletricidade explorava os serviços de energia elétrica da cidade de Limeira, onde estava sediada.

Em junho de 1907, Ignarra comprou a Companhia Luz Elétrica de São Carlos, que foi incorporada à sua Companhia Paulista.

A Luz Elétrica de São Carlos era uma das mais antigas empresas de eletricidade do Brasil. Fundada em 1890, inaugurou a primeira hidrelétrica do estado de São Paulo, a usina de Monjolinho, em julho de 1893.

Em dezembro de 1907 a concessão de Limeira foi vendida, tornando a operação de São Carlos a mais importante da Companhia Paulista de Eletricidade, que assumiria também a concessão do abastecimento de energia elétrica das cidades de Batatais, Itapira e Descalvado.

A concessão de Batatais foi retomada pela Câmara Municipal da cidade em 1907, enquanto a empresa que atuava em Itapira foi vendida na década de 1910 a outro pioneiro da energia elétrica em São Paulo, Albert J. Byington.

Dessa maneira, a Companhia Paulista de Eletricidade passou a centrar suas operações nos municípios de São Carlos e Descalvado.

Em dezembro de 1914, a companhia inaugurava o serviço de bondes elétricos em São Carlos, um dos poucos a funcionar no interior de São Paulo.

A Companhia Paulista de Eletricidade funcionou como uma empresa privada até setembro de 1973, quando foi vendida à CPFL, então controlada pela Eletrobras.