CPFL | 100 Anos Gerando História
Projeto Memória Viva
Home -  Nossas origens -  Cia. Paulista de Energia Elétrica
Voltar

Cia. Paulista de Energia Elétrica - São José do Rio Pardo - SP - Empresa FUNDADA EM 1899

A origem da Companhia Paulista de Energia Elétrica foi a concessão municipal de São José do Rio Pardo, uma das mais antigas do estado. O contrato, feito com o Sindicato da Luz Elétrica de São José do Rio Pardo, data de 1896, e o serviço de iluminação elétrica foi inaugurado em 1899.

Contudo, esse serviço recebeu muitas críticas, o que levou a maioria dos acionistas do sindicato a venderem suas cotas. Desse processo saiu fortalecido um acionista: o coronel Vicente Dias Jr., que depois de alguns anos se tornou o único proprietário da empresa.

Dias Jr. investiu em tecnologia e melhorou o serviço. Sob seu comando, a empresa passou a se chamar Companhia Luz Elétrica Riopardense (1903) e finalmente Empresa Luz e Força Santa Alice (1908).

Em 1912, mesmo ano em que quatro empreendedores se uniram para fundar a CPFL, Vicente Dias Jr. liderou os proprietários das empresas concessionárias dos municípios paulistas de Socorro e Bariri para, juntos, criarem a Companhia Paulista de Energia Elétrica (CPEE), tendo como empresa-mãe a operação de Rio Pardo.

A Companhia Paulista de Energia Elétrica e suas afiliadas no interior de São Paulo continuaram nas mãos de famílias brasileiras até 1999, quando foram compradas pelo grupo estadunidense CMS Energy Brasil.

Em 2007, a CPFL comprou da CMS Energy Brasil o conjunto de empresas pertencentes à CPEE, que passaram a ser integrantes da holding CPFL Energia.

A operação da Companhia Paulista de Energia Elétrica, sediada em São José do Rio Pardo e atendendo também à cidade de Casa Branca, tornou-se a CPFL Leste Paulista.