CPFL | 100 Anos Gerando História
Projeto Memória Viva
Home -  Nossas origens -  Empresa de Eletricidade de Rio Preto S.A
Voltar

Empresa de Eletricidade de Rio Preto S.A - São José do Rio Preto - SP - Empresa FUNDADA EM 1925

A Empresa de Eletricidade de Rio Preto S.A. foi criada em 1912 para explorar o serviço de distribuição de energia elétrica e iluminação pública no município de São José do Rio Preto. À frente da empresa estava a dupla de empreendedores Armando de Salles Oliveira, engenheiro, jornalista e político, e seu sogro Júlio de Mesquita, proprietário do jornal O Estado de S. Paulo.

A empresa passou a fazer parte do conglomerado de empresas de energia elétrica controlado por Oliveira e Mesquita, atuante em municípios paulistas como Jaboticabal, São Simão, Cajuru, Barretos, Ibirá e Potirendaba.

A decisão desse conglomerado de construir, a partir de 1925, a grande usina hidrelétrica de Marimbondo, no rio Grande, foi em parte motivada pela necessidade de atender à crescente demanda de São José do Rio Preto.

Em janeiro de 1928, poucos meses antes da inauguração da usina, a Empresa de Eletricidade de Rio Preto S.A., juntamente com as demais empresas pertencentes à sociedade liderada por Júlio de Mesquita e Armando de Salles Oliveira, foi vendida à multinacional estadunidense Amforp (American & Foreing Power), que desde 1927 vinha adquirindo empresas no interior de São Paulo, entre elas a CPFL.

Em 1947, a Empresa de Eletricidade de Rio Preto S.A., por decisão da controladora Amforp, foi incorporada à CPFL.