CPFL | 100 Anos Gerando História
Projeto Memória Viva
Home -  Nossas origens -  Empresa de Eletricidade Sul Paulista
Voltar

Empresa de Eletricidade Sul Paulista - Itapetininga - SP - Empresa FUNDADA EM 1911

Em 1911, o engenheiro italiano Giuseppe Giorgi - também conhecido como comendador José Giorgi - fundou a Empresa de Eletricidade Sul Paulista e iniciou a construção da usina hidrelétrica de Turvinho, no rio do mesmo nome, com o intuito de abastecer o município de Itapetininga, que incluía o então povoado de São Miguel Arcanjo.

Como engenheiro, Giorgi participou da expansão da malha ferroviária nos estados de São Paulo e do Espírito Santo, criando ainda a Empresa de Eletricidade Vale Paranapanema.

Em Itapetininga, a Empresa de Eletricidade Sul Paulista inaugurou a iluminação elétrica em 1912.

Nas décadas seguintes a empresa permaneceu nas mãos da família Giorgi, ampliando sua capacidade geradora.

Em 1978, os descendentes de Giuseppe Giorgi venderam a Sul Paulista para a Companhia Paulista de Energia Elétrica (CPEE), um tradicional conglomerado de empresas de eletricidade formado em 1912 sob a liderança do coronel Vicente Dias Jr, concessionário no município de São José do Rio Pardo.

Em 1999, a Companhia Paulista de Energia Elétrica e suas afiliadas no interior de São Paulo foram compradas pelo grupo estadunidense CMS Energy Brasil.

Em 2007, a CPFL comprou da CMS Energy Brasil o conjunto de empresas  pertencentes à antiga CPEE, que passaram a integrar a holding CPFL Energia.

Sob a nova direção, a operação da antiga Empresa de Eletricidade Sul Paulista, que atendia cinco municípios na região de Itapetininga, tornou-se a CPFL Sul Paulista.