CPFL | 100 Anos Gerando História
Projeto Memória Viva
Home -  Nossas origens -  The Southern Brazil Electric Company Limited
Voltar

The Southern Brazil Electric Company Limited - Piracicaba - SP - Empresa FUNDADA EM 1875

A The Southern Brazil Electric Company Limited foi fundada em março de 1913, em Londres, tendo Albert Jackson Byington como seu principal acionista.

Empreendedor estadunidense radicado no Brasil, Byington é um dos personagens que, no início do século 20, procuraram introduzir a eletricidade no interior paulista. Vendendo equipamentos e criando ou assumindo o controle de empresas locais, Byington atuou em cidades como Sorocaba, Campinas, Itatiba, Amparo, Serra Negra, Espírito Santo do Pinhal e Itapira.

A partir de 1913, a Southern passou a ter o controle de todas as empresas de Albert Byington, mas foi à cidade paulista de Piracicaba que seu nome ficou mais ligado.

Piracicaba possuía um dos serviços de energia elétrica mais antigos do Brasil, inaugurado em 1893 por iniciativa do empreendedor Luiz Vicente de Souza Queiroz.

A energia fornecida pela Empresa Elétrica Luiz de Queiroz era gerada pela usina Piracicaba, instalada no rio Piracicaba.

Em 1903, a família Souza Queiroz vendeu sua empresa para a Ignarra, Penteado & Companhia, dirigida pelo empreendedor Silvério Ignarra Sobrinho.

Ignarra era outro pioneiro da eletricidade do interior paulista, controlando ou participando de empresas em cidades como Limeira, Franca, Batatais, São Carlos, Descalvado, Bebedouro e Jaboticabal.

Em 1913, Albert Byington comprou a empresa piracicabana, que passou a pertencer à Southern e recebeu o nome de Empresa Elétrica de Piracicaba. Sob a direção de Byington, em 1916 foi inaugurado o serviço de bondes elétricos em Piracicaba.

Em 1929, a The Southern Brazil Electric Company Limited, juntamente com as demais empresas pertencentes a Byington, foi vendida à multinacional estadunidense Amforp (American & Foreing Power), que desde 1927 vinha adquirindo empresas no interior de São Paulo, entre elas a CPFL.

Em 1950, a Southern Brazil Electric Company Limited, por decisão da controladora Amforp, foi incorporada à CPFL.